metropoles.com

Diário de guerra: ataques saem do controle e países se aliam em reação

O Metrópoles reúne as principais notícias do conflito: bombardeios cada vez mais intensos assustam o mundo, e países tentam frear conflito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Emin Sansar/Anadolu Agency via Getty Images
Bombeiros respondem ao incêndio em um edifício residencial danificado que foi atingido por um ataque russo em Kiev, Ucrânia
1 de 1 Bombeiros respondem ao incêndio em um edifício residencial danificado que foi atingido por um ataque russo em Kiev, Ucrânia - Foto: Emin Sansar/Anadolu Agency via Getty Images

Apesar das repetidas reuniões, um acordo de paz entre russos e ucranianos ainda não se concretizou. O tempo passa, os ânimos ficam mais acirrados e os bombardeios ficam cada vez mais intensos e devastadores.

A guerra já dura 22 dias. A invasão e os primeiros ataques começaram em 24 de fevereiro. Desde então, mais de mil mísseis russos, segundo o serviço de inteligência dos Estados Unidos, já caíram sobre o solo ucraniano.

A madrugada na Ucrânia segue a tendência de bombardeios massivos e civis na mira das tropas militares. Kiev, capital e coração do poder, e cidades do sul ucraniano, que dão acesso ao Mar Negro, importante rota comercial, são as mais afetadas.

Um ataque com míssil matou ao menos 21 pessoas e feriu 25 na manhã de quinta-feira (17/3), pelo horário de Brasília, em Merefa, no leste da Ucrânia, segundo autoridades locais.

Enquanto a escalada da violência parece longe do fim, países se unem contra a investida militar. A França acusou a Rússia de “fingir” negociar o acordo de paz. O Reino Unido anunciou que implantará uma sistema antimísseis de médio alcance na Polônia.

Durante participação em evento comemorativo do Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, o presidente norte-americano, Joe Biden, chamou o líder russo, Vladimir Putin, de “ditador assassino” e “bandido”. A crítica mais acentuada ocorre após a morte de um cidadão americano no conflito.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?