Deslizamentos causados por chuvas deixam mais de 100 mortos na Índia
Estado Kerala entrou em alerta nesta terça-feira (30/7), após chuvas fortes no norte e no centro
atualizado
Compartilhar notícia
Subiu para 107 o número de mortos após deslizamentos de terra que atingiram as plantações de chá no estado de Kerala, segundo informações das autoridades nesta terça-feira (30/7). As chuvas intensas que castigam o sul da Índia deixou diversas pessoas soterradas e outras feridas.
Conforme o governo de Kerala, cerca de 350 famílias viviam na região afetada pela lama. As operações de resgate enfrentam dificuldades devido ao mau tempo; entretanto, 250 pessoas foram resgatadas, e centenas estão desaparecidas.
De acordo com post publicado na rede X, nesta terça, o governo de Kerala decretou luto oficial de dois dias, 30 e 31 de julho. “Em respostas ao desastre de Churalmala, o governo estadual decretou luto oficial nos dias 30 e 31 de julho. A bandeira nacional será hasteada a meio mastro em todo o estado. Todas as cerimônias públicas e programas comemorativos do governo serão adiados”, informa.
Os deslizamentos atingiram aldeias no distrito de Wayanad, destruindo casas e uma ponte. A maioria das vítimas era trabalhadores de propriedades de chá e muitas famílias que estavam dormindo em abrigos improvisados.
No X, o primeiro-ministro indiano, Narenda Modi, lamentou a tragédia. “Angustiado pelos deslizamentos de terra em partes de Wayanad. Meus pensamentos estão com todos aqueles que perderam seus entes queridos e orações pelos feridos. Operações de resgate estão em andamento para ajudar todos os afetados”, aponta.
O escritório de meteorologia colocou Kerala em alerta. De acordo com o departamento, houve chuvas extremamente fortes no norte e no centro de Kerala nesta terça-feira (30/7), e mais chuvas estão previstas durante todo o dia.