metropoles.com

Desesperados, refugiados mandam filhos sozinhos para a fronteira

Ao ver crianças doentes, Marili decidiu tomar uma atitude drástica. A família aguardava asilo em um campo de refúgio no México

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
EUA e México
1 de 1 EUA e México - Foto: Reprodução/Twitter

Enquanto esperava a burocracia para receber asilo nos Estados Unidos, no meio do maior campo de refugiados da fronteira do México com o país vizinho, Marili viu os filhos adoecerem. Josue, de 5 anos, e Madeline, de 3, não estavam aguentando o frio. A temperatura chegava a 3ºC e a família tinha apenas uma pequena barraca de náilon com dois cobertores para se proteger. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A situação, então, fez Marili tomar uma atitude desesperada. Quando percebeu que Josue e Madeline começaram a tossir e os dedos das mãos e dos pés deles ficaram vermelhos, a mãe decidiu enviar os filhos sozinhos até a fronteira. Ela sabia que crianças desacompanhadas eram acolhidas sem ter que enfrentar a burocracia dos Protocolos de Proteção a Migrantes e a espera de meses.

A mulher agasalhou seus filhos com todas as roupas de inverno que lhe foram doadas e rabiscou uma carta para as autoridades de imigração dos EUA em um pedaço de papel rasgado. “Meus filhos estão muito doentes e expostos a muitos riscos no México”, escreveu a mãe. “Não tenho outra maneira de colocá-los em segurança.”

Na sequência, orientou que as crianças procurassem os agentes alfandegários. “Josue me disse: ‘Por favor, deixe-nos ficar'”, disse Marili, chorando com a lembrança. “Mas como mãe, eu sabia que essa era a melhor decisão para eles”, desabafou.

Nas últimas semanas, dezenas de pais viram seus filhos, dormindo ao ar livre sob o frio, ficarem doentes ou abatidos. Muitos decidiram ajudá-los da única maneira que sabiam — enviá-los sozinhos por meio da fronteira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?