metropoles.com

Derrota de Biden: Justiça dos EUA autoriza Texas a prender imigrantes

Governo norte-americano entrou com uma ação na Suprema Corte para anular a lei estadual do Texas que autoriza a prisão de imigrantes ilegais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lokman Vural Elibol/Anadolu via Getty Images
Foto colorida da entrada de imigrantes na fronteira do Texas, nos Estados Unidos, com o México - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da entrada de imigrantes na fronteira do Texas, nos Estados Unidos, com o México - Metrópoles - Foto: Lokman Vural Elibol/Anadolu via Getty Images

A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou, nesta terça-feira (19/3), o estado do Texas a prender pessoas suspeitas de terem entrado pela fronteira com o México de maneira ilegal. O presidente do país, Joe Biden, tentou suspender a lei texana, mas ela foi liberada, pelo menos por enquanto, pela instância mais alta dos Estados Unidos.

O Texas tornou crime a entrada ilegal no estado, com punição de 180 dias a 20 anos de prisão. Pela nova legislação, a Justiça estadual pode determinar que o imigrante volte para o México. Se ele se recusar, pode ficar até duas décadas preso.

O México, por sua vez, criticou a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos e destacou que não irá aceitar os imigrantes de volta.

O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, comemorou a decisão. “Claramente um desenvolvimento positivo”, escreveu o político na rede social X, antigo Twitter.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, argumenta que a medida poderá provocar o caos e a confusão na fronteira. “Discordamos fundamentalmente da ordem da Suprema Corte que permite que a lei prejudicial e inconstitucional do Texas entre em vigor”, disse, em comunicado.

A entrada de imigrantes nos EUA é o ponto central das discussões entre os republicanos e democratas, do mesmo partido do presidente Joe Biden.

Apoiadores do ex-presidente Donald Trump defendem a adoção de medidas mais duras para evitar a entrada de imigrantes de forma ilegal no país, em especial pela fronteira dos EUA com o México.

Durante o seu mandato, Trump prometeu e iniciou a construção de um muro entre os dois países.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?