metropoles.com

Deputados argentinos aprovam “Lei Ônibus”; Milei comemora

A matéria aprovada por deputados contou com 144 votos a favor e 109 contrários. Milei celebrou aprovação

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Endelli/Getty Images
O presidente da Argentina, Javier Milei, faz um discurso após sua cerimônia de posse no Congresso Nacional em 10 de dezembro de 2023 em Buenos Aires, Argentina
1 de 1 O presidente da Argentina, Javier Milei, faz um discurso após sua cerimônia de posse no Congresso Nacional em 10 de dezembro de 2023 em Buenos Aires, Argentina - Foto: Marcelo Endelli/Getty Images

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou, nesta sexta-feira (2/2), a Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos, conhecida como “Lei Ônibus”. A matéria contou com 144 votos a favor e 109 contrários.

De acordo com o jornal La Nación, os deputados ainda devem passar por discussões artigo por artigo na próxima semana. Em comunicado, o gabinete do presidente celebrou a aprovação e agradeceu os chefes dos diferentes blocos.

A aprovação da matéria contou com o apoio dos partidos La Libertad Avanza, Pro, UCR  e da maioria dos integrantes Hacemos Coalición Federal.

“A história lembrará com honra todos aqueles que compreenderam o contexto histórico e escolheram acabar com os privilégios de casta e da república corporativa, em favor do povo, que foi empobrecido e faminto durante anos pela classe política”, informa o texto.

Inicialmente, o projeto encaminhado pelo governo de Javier Milei previa superpoderes ao presidente e a privatização de empresas estatais. No entanto, o governo cedeu em alguns pontos para facilitar a aprovação.

O texto, em mais de 600 artigos, previa medidas econômicas, financeiras, fiscais, previdenciárias, administrativas e sociais, bem como de segurança, defesa, tarifas, energia e saúde, por dois anos.

Ela recebeu o apelido de Lei Ônibus justamente pelo tamanho original robusto, com 664 artigos divididos em 10 títulos com temas diversos subdivididos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?