Deputado estadual dos EUA é preso por ter invadido o Capitólio
Derrick Evans, deputado republicano em West Virginia, havia se filmado na invasão ao Congresso norte-americano
atualizado
Compartilhar notícia
A invasão do Capitólio, prédio do Congresso norte-americano, por radicais trumpistas está tendo reflexos para os participantes do ato. Segundo jornais do país, ao menos 15 pessoas já estão respondendo criminalmente pelo ato e, na tarde desta sexta-feira (8/1), o FBI, polícia federal do país, prendeu um deputado estadual republicano do estado de West Virginia por participação na ação antidemocrática.
O parlamentar Derrick Evans foi preso em casa segundo a rede CBS. Veja um vídeo que mostra ele sendo levado para a viatura do FBI. Em seguida, uma mulher que se identifica como avó do parlamentar reclama com quem está filmando a cena.
Confira:
#BREAKING WV Delegate Derrick Evans has been taken into federal custody.
He’s charged after allegedly entering a restricted area of the US Capitol with rioters Wednesday.
A woman saying he was his grandmother came out telling us to leave as he was put in a car. #WSAZ pic.twitter.com/wK2RqFcaF7
— Chad Hedrick (@WSAZChadHedrick) January 8, 2021
Órgãos de imprensa norte-americanos já haviam chamado a atenção para a participação do parlamentar de West Virginia na invasão. Ele se filmou dentro do Capitólio e postou as cenas em suas redes sociais. Quando a repercussão começou a pesar, Evans apagou o vídeos, mas era tarde demais.
Veja um registro feito pelo próprio deputado:
O Capitólio, em Washington, foi invadido por centenas de trumpistas na última quarta-feira. Eles tentavam impedir que o Congresso dos EUA confirmassem que Joe Biden seria o próximo presidente do país, mas falharam.
Após a polícia dispersar os invasores, a vitória eleitoral do novo presidente foi confirmada pelos parlamentares.