“Demônio de areia” é flagrado em praia do Reino Unido; vídeo
Fenômeno ocorreu no norte do País de Gales, que foi assolado por chuvas e inundações no último fim de semana
atualizado
Compartilhar notícia
Um “demônio de areia” foi flagrado por uma câmera de celular em uma praia do Reino Unido. O fenômeno raro com um nome peculiar ocorreu no norte do País de Gales durante a tempestade Franklin, que causou chuvas e inundações em todo o país.
De acordo com o jornal britânico The Mirror, o “demônio de areia” — um redemoinho feito com a areia da região — foi observado no domingo (20/2) por William Dallimore, que compartilhou o vídeo nas redes sociais.
😳 “Demônio de areia” é flagrado em praia do Reino Unido e intriga a web. Fenômeno ocorreu no norte do País de Gales, que foi assolado por chuvas e inundações no último fim de semana ⬇ pic.twitter.com/gjDo5moymp
— Metrópoles (@Metropoles) February 22, 2022
“Eu estava no estacionamento e pude ver a espiral na esquina. No começo, achei que estava vendo coisas, ou que era só a chuva. Depois de um tempo, percebi que não era o caso”, disse Dallimore.
“Pensei que fosse um mini tornado, mas depois de pesquisar descobri que o fenômeno se chama ‘demônio de areia’, e que estava circulando já tinha algumas horas”, declarou.
Um redemoinho desse nível costuma ser passageiro, mas é incrivelmente forte. Ele costuma ter meio metro de largura e alguns metros de altura. Em casos excepcionais, possui mais de 10 m de largura e 1 km de altura.
Weather Chase, especialista no assunto, diz que o fenômeno ocorreu quando “o ar quente na superfície começa a subir rapidamente com ar muito mais frio acima dele e mais alto na atmosfera. O ar quente se estica e causa um movimento giratório muito parecido com um tornado”.