Democratas antecipam nomeação de Kamala Harris para 1º de agosto
O Partido Democrata está adotando novas regras para a escolha do candidato presidencial com intuito de acelerar a nomeação de Kamala Harris
atualizado
Compartilhar notícia
Com a desistência de Joe Biden e a escolha de Kamala Harris como pré-candidata para disputar a presidência dos Estados Unidos contra Donald Trump, o Partido Democrata adotou novas estratégias, nesta quarta-feira (24/7), para agilizar a nomeação de Kamala como candidata. A primeira estratégia foi antecipar a nomeação oficial do candidato do partido, que seria no dia 19 de agosto, para o dia 1º do mesmo mês.
Segundo as novas normas aprovadas pelo painel de regras da Convenção Nacional Democrata, os candidatos presidenciais têm até sábado à noite (27/7) para declararem formalmente a candidatura e até terça-feira (30/7) para encaminharem assinaturas de, no mínimo, 300 delegados, com no máximo 50 de um único estado.
A nomeação do candidato pelo partido acontecerá por cédulas eletrônicas encaminhadas aos delegados da convenção. Caso apenas um candidato, no caso Kamala Harris, declarar a candidatura, a escolha será feita no dia primeiro de agosto. Porém, se mais algum político cumprir os pré-requisitos e declarar a candidatura, o partido pode estabelecer um período de no máximo cinco dias para que os candidatos apresentem seus casos aos delegados.
Os democratas afirmaram que o objetivo é nomear os candidatos presidenciais e vice-presidenciais até 7 de agosto, com o intuíto de evitar a possibilidade de brigas judiciais relativa ao acesso às cédulas em Ohio. Apesar de o estado ter adiado o prazo (para 1º de setembro) para os partidos políticos enviarem seus indicados oficiais, a nova lei só entrará em vigor no final de agosto.
Após o candidato presidencial ser oficialmente nomeado, cabe a ele nomear o vice-presidente, sem a necessidade de um nova votação remota.
As novas regras também exigem votos cerimoniais para presidente e vice-presidente, bem como uma votação na plataforma do partido, durante a convenção democrata, que está programada para ocorrer no estado de Chicago entre os dias 19 a 22 de agosto.