Delegações abandonam Assembleia da ONU antes de Netanyahu discursar
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu foi vaiado durante discurso. Delegação do Irã, entre outras, abandonaram sessão na ONU
atualizado
Compartilhar notícia
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, subiu ao palco da Assembleia Geral da ONU, nesta sexta-feira (27/9), ao som de vaias. O líder israelense discursou em meio à escalada da guerra contra o grupo xiita Hezbollah que, em apenas uma semana, já matou 700 pessoas a morte no Líbano.
A delegação do Irã, país apoiador do grupo xiita, se retirou assim que o primeiro-ministro subiu ao palco.
Além do Irã, outros países e suas delegações deixaram o espaço. A delegação brasileira na ONU também não estava presente na Assembleia Geral durante o discurso de Netanyahu.
Em sua fala, o líder de Israel afirmou que o país está apenas lutando por sua sobrevivência.
“Eu não pretendia vir aqui este ano. Meu país está em guerra, lutando por sua sobrevivência. Mas depois de ouvir mentiras contra meu país por muitos aqui, resolvi vir”, disse. “Israel busca a paz, torce pela paz, e vai tornar a fazer a paz. No entanto, enfrentamos um inimigo selvagem e precisamos combatê-lo”, disse o primeiro-ministro.
Netanyahu também acusou o Irã de ter bombardeado Israel diretamente pela primeira vez, na quinta-feira (26/9), destacando que Israel está preparado para guerrear contra o país.
“Se vocês atacarem a gente, nós te atacaremos”, afirmou o primeiro-ministro.
O premiê afirmou que ao longo da guerra, Israel já matou ou capturou “mais da metade dos 40.000 soldados do Hamas” e afirmou estar “pronto para apoiar uma administração civil local comprometida com a paz”.