Vídeo: delegação brasileira deixa ONU antes de Netanyahu falar
Delegação brasileira não assistiu o discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Assembleia Geral da ONU
atualizado
Compartilhar notícia
A delegação do Brasil não esteve presente no discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (27/9).
Ao Metrópoles, fontes ligadas ao Ministério das Relações Exteriores afirmaram que a comitiva brasileira já não estava presente no plenário da ONU antes do premiê israelense discursar. Outras delegações, como a do Irã, deixaram o local em protesto assim que Netanyahu subiu ao púlpito.
Veja o vídeo:
De acordo com informações do g1, o ato seria uma orientação do governo brasileiro, como forma de protesto contra a morte de dois cidadãos do Brasil em ataques ao Líbano nesta semana.
Durante o discurso, Benjamin Netanyahu voltou a acusar o Irã de estar por trás de grupos rebeldes com quem Israel está em conflito, como o Hamas e o Hezbollah.
Além disso, o premiê israelense afirmou que seu país “busca a paz” e fez um ataque direto contra a ONU.
“Não há nada de novo sob o sol […], não há nada de novo nas Nações Unidas. Na última década, houve mais ataques contra Israel aqui [na Assembleia da ONU] do que em todo o mundo. […] Desde 2014, Israel foi atacado mais de 100 vezes nesta tribuna. Isso é uma piada, é inconcebível. Sempre foi uma questão sobre a existência de Israel. Ataco esse antissemitismo na ONU”, discursou.