metropoles.com

Saiba o que esperar do debate entre Biden e Trump nesta 5ª (27/6)

Joe Biden e Donald Trump se enfrentam em primeiro debate na corrida eleitoral deste ano, na noite desta quinta-feira (27/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Colagem mostra Joe Biden e Donald Trump lado a lado - Metrópoles
1 de 1 Colagem mostra Joe Biden e Donald Trump lado a lado - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

O atual chefe do Poder Executivo dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, e o ex-presidente Donald Trump se enfrentam no primeiro debate da corrida eleitoral de 2024 na noite desta quinta-feira (27/6). O confronto entre o democrata e o republicano deve ser marcado por ataques pessoais e menções a controvérsias de ambos os lados.

A expectativa é de que Trump confronte o presidente dos EUA com as polêmicas que envolvem um dos quatro filhos dele. Hunter Biden foi condenado por porte ilegal de arma e ainda é acusado de evasão fiscal, além de ter um passado marcado pelo uso abusivo de drogas ilícitas.

Para atingir Biden, há uma expectativa de que o ex-presidente também lance mão de polêmicas da gestão de Biden à frente da Casa Branca, como as decisões relacionadas conflitos internacionais e questões internas, entre elas a economia.

6 imagens
Joe Biden e Donald Trump
Joe Biden e Donald Trump
Trump e Biden
Joe Biden
O ex-presidente Donald Trump
1 de 6

Arte/Metrópoles
2 de 6

Joe Biden e Donald Trump

Getty Images
3 de 6

Joe Biden e Donald Trump

Sophie Park/Chip Somodevilla/Getty Images
4 de 6

Trump e Biden

Nathan Howard/Getty Images e Win McNamee/Getty Images
5 de 6

Joe Biden

Chip Somodevilla/Getty Images
6 de 6

O ex-presidente Donald Trump

Justin Lane - Pool/Getty Images

Por outro lado, Trump deve ter o passado revirado pelo atual presidente. Recentemente, ele se tornou o primeiro ex-presidente norte-americano a ser condenado em um processo criminal, por fraude fiscal. A condenação se refere a suborno para a ex-atriz pornô Stormy Daniels.

Com relação a Trump, há uma expectativa de que também entre em discussão a responsabilidade do ex-presidente na invasão ao Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro de 2021. Na ocasião, apoiadores de Trump, inconformados com a vitória do democrata nas urnas, invadiram e depredaram o prédio que abriga o Congresso dos Estados Unidos.

Antes do evento, a campanha do candidato republicano insinuou que Joe Biden estará dopado de Adderall – um remédio neuroestimulante –  durante o debate, fazendo uma referência a idade avançada do candidato democrata, e chegou a desafiar o democrata a fazer um exame toxicológico.

A campanha de Trump também colocou em cheque a imparcialidade do debate, com diversas publicações criticando a escolha dos mediadores do embate, que já fizeram críticas contra o republicano.

Já o lado democrata lançou um site, horas antes do evento, criticando a agenda política de Trump, classificado pela campanha de Joe Biden como uma espécie de marionete de setores da direita dos EUA. 

Debate

O primeiro debate presidencial das eleições de 2024 é organizado pela CNN, cuja filial brasileira transmite o evento a partir das 21h (horário de Brasília) com tradução simultânea. De acordo com a emissora, o debate será de 90 minutos, com dois intervalos comerciais.

Os candidatos serão questionados pelos apresentadores Jake Tapper e Dana Bash sobre um tema, e vão ter 2 minutos para responder à pergunta, enquanto o outro candidato receberá 1 minuto para réplica. Quem for perguntado ainda terá 1 minuto de réplica em cada questionamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?