De volta para o futuro: carro voador flutua por um minuto no Japão
O veículo funciona a bateria com quatro hélices para voo. Ele foi desenhado para entregas autônomas e tem o porte de um grande drone
atualizado
Compartilhar notícia
Um protótipo de carro voador ficou suspenso no ar por um minuto, a três metros do chão, nesta segunda-feira (05/08/2019), no Japão. Ele vem sendo produzido pela empresa mundial de tecnologia NEC, sediada em Tóquio.
O veículo funciona a base de bateria, com quatro hélices para voo. Ele foi desenhado para entregas autônomas e tem o porte de um grande drone. Nos testes, o protótipo flutuou sem passageiro. Apesar de o resultado ter sido positivo, por segurança ele ficou dentro de uma gaiola enquanto suspenso.
Atualmente, a sede da NEC fica em Abiko, um subúrbio da capital japonesa. Segundo o vice-presidente da empresa, Norihiko Ishiguro, o objetivo é revolucionar as propostas de deslocamento. “Todos nós na NEC acreditamos que uma revolução nos deslocamentos, centrada nos carros voadores, irá ocorrer. Quando chegar a hora, queremos oferecer tecnologia e serviços como uma base de gestão”, afirmou.
A segurança, regulamentação e bateria do dispositivo ainda precisam ser revisadas. A tecnologia aplicada no protótipo é a EVtol, escolhida pelo seu valor mais acessível e por ser silenciosa. De acordo com a empresa, o aparelho pode ser utilizado como forma de evitar o congestionamento ou para transportar cargas.
“Você pode pensar em ‘De Volta para o Futuro'”, afirmou o integrante do Ministério da Economia, Indústria e Comércio japonês, Fumiaki Ebihara, à CBS. “Até o momento, era só um sonho, mas com inovações nos motores e baterias, é hora de tornar a ideia realidade”, concluiu.