De novo: Twitter remove post de Trump por “dado enganoso” sobre coronavírus
O presidente norte-americano compartilhou um post no qual o número de mortes pela Covid-19 no país foi reduzido
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve mais uma publicação removida pelo Twitter. Desta vez, a medida foi tomada, nesta terça-feira (1/8), após o norte-americano compartilhar um post no qual o número de mortes pelo novo coronavírus no país foi reduzido. A rede social considerou a informação “enganosa”.
De acordo com a Agência Ansa, a publicação compartilhada por Trump era do perfil “Mel Q”, um seguidor do movimento de teoria da conspiração QAnon, e afirmava que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) atualizou discretamente o número de mortes de Covid-19, admitindo que apenas 6% das vítimas relatadas – cerca de 9 mil – realmente morreram em decorrência da doença.
O post excluído afirmava ainda que, “o resto (mortos pelo coronavírus) tinha duas ou três doenças graves”.
No mês de maio, o CDC fez a atualização e escreveu que, em 6% das mortes relatadas, a Covid-19 foi a “única causa de morte”, o que não significa que apenas 6% das mortes sejam atribuíveis aos vírus, mas que 94% das vítimas tiveram pelo menos um outro fator que contribuiu para a morte.
Reincidente
No final do mês de julho, o Twitter apagou um vídeo contendo fake news, ou notícias falsas, repostado pelo presidente dos Estados Unidos.
O material mostrava um grupo de pessoas vestindo jalecos brancos, que se autodenominavam “Médicos da Linha de Frente da América”, realizando uma conferência de imprensa em frente ao Supremo Tribunal dos EUA, em Washington.
Nas imagens, um palestrante fazia uma série de alegações duvidosas, incluindo que o uso de máscaras é desnecessário para impedir a disseminação do novo coronavírus.