Data da festa do Natal tem origens pagãs; entenda
A teoria mais difundida sobre o Natal no fim do ano evoca a “Festa do Sol Vitorioso”, que os povos germânicos comemoravam no dia 21
atualizado
Compartilhar notícia
A questão do Natal é parecida com o mistério da concepção da Virgem Maria. Ninguém sabe ao certo como aconteceu. Nos primeiros séculos da nossa era, havia na Palestina até mesmo cristãos que comemoravam o nascimento de Jesus em maio. Tradição, aliás, que muitos alemães até pensam não ser uma má ideia, considerando o estresse de fazer as suas últimas compras de Natal enfrentando o frio e ruas abarrotadas de neve no inverno europeu.
A tradição de se festejar o Natal em dezembro foi estabelecida no século 4º. Em 336, o 25 de dezembro é mencionado oficialmente pela primeira vez como o aniversário de Jesus. Mas o motivo dessa escolha é discutido pelos estudiosos até hoje. Alguns dizem que a data decisiva para o cálculo foi o 25 de março, quando dia e noite têm duração igual.
A data já tinha significado importante na era pré-cristã, e os cristãos tomaram posse dela, como o dia em que um anjo anunciou a Maria que ela teria um filho. Nove meses depois, e estamos no dia 25 de dezembro.
Confira a reportagem completa na Deutsche Welle, parceira do Metrópoles.