metropoles.com

Dalai Lama lamenta mortes em tremor no Tibete: “Profundamente triste”

Pelo menos 95 pessoas morreram e outras 130 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 7,1 atingir a região montanhosa do Tibete

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/X
Imagem coolorida do Dalai Lama
1 de 1 Imagem coolorida do Dalai Lama - Foto: Reprodução/X

O líder espiritual do Tibete, o Dalai Lama, disse nesta terça-feira (7/1) que está “profundamente triste” e que ora pelos mortos e feridos deixados pelo terremoto devastador ocorrido na região do Himalaia, na China.

O líder budista declarou: “Estou profundamente triste ao saber do terremoto. Ele causou a trágica perda de muitas vidas, vários ferimentos e extensa destruição de casas e propriedades”.

“Ofereço minhas orações por aqueles que perderam suas vidas e estendo meus desejos de uma rápida recuperação a todos os que foram feridos”, completou.

Pelo menos 95 pessoas morreram e outras 130 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 7,1 atingir a região montanhosa do Tibete, na fronteira com o Nepal.

Moradores do condado de Tingri, perto do epicentro do terremoto, relataram que casas de estruturas frágeis não suportaram ao abalo e ruíram, o que causou grande destruição em mais de mil casas. As informações são do jornal britânico The Guardian.

O Dalai

Tenzin Gyatso, o Dalai Lama, é a figura mais sagrada do budismo tibetano e vive exilado na Índia desde 1959, quando o Tibete foi anexado pela China. Ele, que tem 89 anos, deixou o cargo de chefe político de seu povo em 2011, passando o bastão do poder para um governo escolhido democraticamente por cerca de 130 mil tibetanos em todo o mundo.

Tenzin Lekshay, porta-voz desse governo, disse que eles também estão “profundamente tristes com a perda de vidas e a extensa destruição de propriedades” causadas pelo terremoto.

“Nossas sinceras condolências vão para as famílias enlutadas”, disse ele.

Os budistas tibetanos acreditam que o Dalai Lama é a 14ª reencarnação do líder de uma instituição que remonta a seis séculos, escolhida por monges de acordo com antigas tradições budistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?