Compartilhar notícia
Representantes de 32 países se reunirão na cúpula do BRICS, enquanto 24 delegações serão chefiadas por líderes de Estados, segundo declaração nesta quinta-feira (10/10) do assessor presidencial russo Iuri Ushakov durante uma reunião sobre o evento, que será realizado em Kazan. O alto funcionário acrescentou que esse número ainda pode aumentar.
Ushakov observou que nove líderes de países-membros estarão presentes na cúpula. A Arábia Saudita será representada pelo ministro das Relações Exteriores Faisal bin Farhan Al Saud.
Além disso, o assessor presidencial russo revelou que o plano para a cúpula já foi elaborado e aprovado. Ele incluirá duas partes principais: sessões dos países-membros do BRICS sobre o slogan “Fortalecendo o Multilateralismo para o Desenvolvimento e a Segurança Globais Equitativos” e reuniões no formato BRICS+ sobre o tema “BRICS e o Sul Global: Construindo Juntos o Futuro do Mundo”.
Ushakov expressou a posição oficial da Rússia sobre a possível expansão do grupo: incluir os Estados interessados em participar na associação como “países parceiros”.
“A Rússia tem suas próprias prioridades sobre quem poderia ser convidado como país parceiro. Acreditamos que é bastante lógico considerar as candidaturas dos países da Comunidade dos Estados Independentes – aqueles que estão interessados na cooperação com o BRICS”, disse, acrescentando que a Rússia também considera a Indonésia dentro da categoria.
Durante o encontro, Iuri Ushakov enfatizou que a adesão ao grupo é uma das principais prioridades da política externa russa e apresentou dados: em 2024, ano da presidência russa do BRICS, mais de 200 eventos já foram realizados, incluindo mais de 20 em nível ministerial.
“A Rússia tem a honra de receber os novos membros do grupo. O simbolismo está presente, pois foi a Rússia que esteve nas raízes do BRICS”, observou.
A cúpula do BRICS será realizada em Kazan entre os dias 22 e 24 de outubro e se tornará o principal evento da presidência da Rússia na associação em 2024. Além dos líderes dos países do grupo, foram convidados para a reunião representantes da Ásia, África, Oriente Médio e América Latina. Eles participarão da cúpula no formato BRICS+.
Atualmente, há 10 países no grupo: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia. Em setembro, o presidente russo Vladimir Putin divulgou que 34 países já haviam anunciado seu compromisso de se juntar ao BRICS.
Confira mais informações no TV Brics, parceiro do Metrópoles.