metropoles.com

Cuba celebra entrada no Brics+: “Grande esperança para países do Sul”

Cuba foi aceita no Brics+ e vai ingressar no bloco como estado parceiro. Presidente Díaz-Canel comemorou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Brics/Divulgação
Brics
1 de 1 Brics - Foto: Brics/Divulgação

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel celebrou a entrada do país nos Brics+, nesta sexta-feira (25/10), um dia após o fim da cúpula do bloco na Rússia.

“Cuba tem a honra de ingressar como país parceiro nos Brics, cinco letras e uma grande esperança para os países do Sul, no árduo caminho rumo a uma ordem internacional mais justa, democrática, equitativa e sustentável”, escreveu o líder cubano no X.

A declaração de Miguel Díaz sinaliza que Cuba aceitou um convite dos Brics+ para integrar o bloco, com status de estado parceiro.

O chanceler de Cuba também comentou sobre a entrada do país no bloco. Para Bruno Rodríguez, o Brics+ representa uma esperança para que países do Sul Global alcancem “uma ordem internacional mais justa”. O diplomata foi responsável por representar os cubanos na cúpula dos Brics deste ano.

“Cuba, ao ser aceita como um país parceiro dos Brics, reafirma o seu interesse e compromisso em associar-se e trabalhar em conjunto com os seus membros na defesa do multilateralismo, da paz, do Direito Internacional e da construção de uma agenda de desenvolvimento e cooperação que responda às prioridades do Sul”, escreveu o ministro das Relações Exteriores cubano no X.

Uma nova expansão do grupo foi um dos temas que guiaram a 16ª cúpula dos Brics, realizadas entre os últimos 22 e 24 deste mês em Kazan, na Rússia.

O Kremlin informou que, após discussões entre os membros do grupo, 13 países forem eleitos para integrar o bloco. A lista final dos escolhidos será divulgada após todas as nações aceitarem o convite de ingresso nos Brics+, e iniciarem o processo de entrada na organização.

Na prática, os países que aceitarem se unir ao bloco como parceiros terão participação menor nas decisões dos Brics+, com a palavra final em casos de divergência ficando sempre com os membros plenos do grupo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?