Crianças e idosos em férias: saiba quem estava no avião que explodiu
Avião tinha 181 pessoas a bordo, mas apenas duas delas foram resgatadas com vida. Caso é o pior desastre aéreo doméstico da Coreia do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Entre as 179 pessoas que teriam morrido após um avião Boeing 737-800 cair na manhã deste domingo (29/12) na Coreia do Sul – noite de sábado no Brasil –, 57 pessoas foram identificadas, até o momento. O voo transportava passageiros de várias faixas etárias, incluindo famílias que viajavam para o exterior nas férias de fim de ano, afirmam as autoridades. A informação é do jornal sul-coreano The Korea Herald.
O avião, que decolou de Bangkok, na Tailândia, carregava 175 passageiros e 6 pessoas da tripulação. No que já é considerado o pior desastre aéreo doméstico da Coreia do Sul, apenas duas das 181 pessoas a bordo foram resgatadas com vida.
Entre os passageiros havia 82 homens e 93 mulheres, sendo que o mais jovem era um menino de 3 anos, enquanto o mais velho era um idoso de 78 anos.
- 40 passageiros estavam na faixa etária dos 50 anos;
- 39 passageiros estavam na faixa etária dos 60 anos;
- 32 passageiros estavam na faixa etária dos 40 anos;
- 16 passageiros estavam na faixa etária dos 30 anos;
- 10 passageiros estavam na faixa etária dos 20 anos;
- 9 passageiros tinham menos de 10 anos.
Dois dos passageiros eram cidadãos tailandeses, identificados como mulheres na faixa dos 20 e 40 anos.
As autoridades comprometeram-se a recuperar os três corpos restantes e afirmaram que irão se juntar às famílias das vítimas para facilitar os preparativos do funeral de acordo com as suas preferências.
A fuselagem da aeronave foi completamente destruída no acidente, tornando a identificação das vítimas extremamente difícil. As equipes de resgate continuavam seus esforços para localizar os restos mortais dos passageiros desaparecidos, enquanto necrotérios temporários foram montados para abrigar os corpos recuperados.
O acidente
A aeronave decolou de Bangkok às 4h30, no horário local, e tinha previsão inicial de chegada para às 8h30, na Coreia do Sul.
Durante sua primeira tentativa de pouso, na pista nº 1, por volta das 8h54, o avião não conseguiu pousar e arremeteu para tentar novamente.
De acordo com o Ministério dos Transportes, a torre de controle do aeroporto alertou a tripulação sobre possíveis riscos de colisão com pássaros às 8h57. Apenas um minuto depois, às 8h58, o piloto da aeronave acidentada emitiu um sinal de socorro. A principal hipótese é que a aeronave colidiu com as aves.
O avião, então, tentou um pouso de emergência na pista nº 19 aproximadamente às 9h, mas caiu três minutos depois, às 9h03, ao tentar um pouso de barriga – manobra de emergência – sem trem de pouso funcional.
Incapaz de desacelerar completamente, o avião bateu em um muro do aeroporto em alta velocidade, se partiu em dois e uma explodiu. Veja o momento:
Mais de 1.560 equipes de emergência, incluindo 490 bombeiros, 450 policiais e 340 militares, foram mobilizadas para o local. O fogo foi controlado em 43 minutos e os esforços de resgate começaram na parte traseira da aeronave.