Covid: Vietnã descobre variante que combina cepas indiana e britânica
Em reunião neste sábado, o ministro da Saúde, Nguyen Thanh Long, confirmou a descoberta e alertou para características da cepa
atualizado
Compartilhar notícia
O Vietnã anunciou a descoberta de uma variante do novo coronavírus. Segundo o que foi informado pela mídia oficial neste sábado (29/5), seria uma combinação das variantes indiana e britânica.
O anúncio chega no momento em que o país enfrenta uma nova onda de infecções em mais da metade de seu território, incluindo cidades grandes e zonas industriais, como Hanói e Ho Chi Minh. O Vietnã divulgou que a maior parte dos 6.700 casos e 47 mortes ocorreram a partir de 2021.
O primeiro óbito pela Covid-19 foi registrado em 31 de julho de 2020 no país, que era considerado exemplar no combate à pandemia.
Em reunião realizada neste sábado, o ministro da Saúde, Nguyen Thanh Long, confirmou a nova variante híbrida. Ele disse que a principal característica desse vírus é a rápida transmissão pelo ar, além da grande concentração do microrganismo na garganta e na saliva, que aumenta em pouco tempo, e se espalha rapidamente.
O ministro não informou quantos casos da nova variante foram registrados até o momento, mas garantiu a publicação de novidades em breve. Até então, o Vietnã havia registrado sete variantes do vírus.