Covid: um dia antes de reabrir comércio, Itália tem 20 mil mortos
A partir desta terça-feira, lojas de artigos infantis, livrarias e papelarias podem voltar a abrir no país. Isolamento da população continua
atualizado
Compartilhar notícia
Um dia após registrar o menor número de óbitos (431) por coronavírus desde o início da pandemia, em 19 de março, a Itália teve 550 mortes em decorrência do Covid-19 nas últimas 24 horas. Já são 20.465 vítimas da doença no país.
A Defesa Civil italiana divulgou os números atualizados da epidemia nesta segunda-feira (13/04) e constatou um crescimento de 3.153 infecções pelo vírus no país. Hoje, 159.516 têm diagnóstico positivo para o Covid-19.
A partir desta terça-feira, a Itália dá início ao plano de retomada econômica, com a reabertura parcial de estabelecimentos comerciais, como lojas de rua especializadas em produtos infantil, livrarias e papelaria. O afrouxamento na quarentena comercial não significa o fim do isolamento na Itália. A população deve continuar em casa até 3 de maio.
Os números na Itália têm caído nos últimos dias, apesar dos registros desse sábado. O primeiro-ministro, Giuseppe Conte, afirmou que, se o contágio da doença começar a diminuir, o país pode começar a suspender gradualmente algumas restrições em vigor.
“Precisamos escolher setores que possam retomar suas atividades. Se os especialistas o confirmarem, podemos começar a relaxar algumas medidas já no final deste mês”, disse Conte à BBC.
Nesse sábado, os Estados Unidos se tornaram o país mais afetado pela epidemia no mundo, ultrapassando a Itália, após chegar ao patamar de 18.860 mil mortes em decorrência do coronavírus.