metropoles.com

Covid: para agência dos EUA, vírus surgiu em laboratório na China

Departamento de Energia mudou entendimento sobre origem em relatório. Apesar disso, documento é classificado como de “baixa confiança”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
coronavírus
1 de 1 coronavírus - Foto: Getty Images

O Departamento de Energia dos Estados Unidos concluiu que a pandemia de Covid-19 surgiu em decorrência do vazamento de um vírus em um laboratório de Wuhan, na China, local onde foram identificados os primeiros casos da doença. O entendimento está em documento sigiloso enviado à Casa Branca e a membros selecionados do congresso norte-americano.

O documento foi obtido pelo jornal norte-americano Wall Street Journal. Em 2021, o Departamento de Energia estava indeciso sobre como o coronavírus teria surgido, mas o novo relatório atualizou o posicionamento da agência ao diretor nacional de inteligência, Avril Haines.

O relatório descreve como diferentes órgãos da administração dos Estados Unidos chegaram a diferentes conclusões sobre a origem do coronavírus. Agora, o Departamento de Energia se junta ao FBI no entendimento de que o patógeno escapou de um laboratório.

Quatro outras agências e o painel nacional de inteligência mantêm o entendimento de que o vírus surgiu por meio de transmissão natural. Dois órgãos estão indecisos. O entendimento do Departamento de Energia é importante porque o órgão tem expertise científica e é responsável pela supervisão de uma rede de laboratórios nos EUA – alguns deles conduzem pesquisas avançadas em biologia.

Apesar disso, pessoas que tiveram acesso ao relatório e foram ouvidas pelo Wall Street Journal classificaram o documento como de “baixa confiança”. E, a despeito dos diferentes entendimentos entre as agências, todas concordam que o vírus não se originou em decorrência de pesquisas com armas biológicas.

A hipótese de que o coronavírus surgiu em laboratório de Wuhan já foi levantada inclusive por cientistas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atualmente, a teoria corrente é que a transmissão do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, começou a partir de animais comercializados no mercado de Wuhan, na China, no final de 2019. Portanto, segundo esse entendimento, a transmissão teria acontecido de forma natural.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?