Covid: cientistas revelam primeira imagem da variante Ômicron
Registro foi feito por estudiosos da Universidade de Hong Kong por meio de um microscópio
atualizado
Compartilhar notícia
Cientistas da Universidade de Hong Kong divulgaram, nessa quarta-feira (8/12), as primeiras imagens da Ômicron, nova variante do coronavírus De acordo com a instituição, as duas imagens foram capturadas através de um microscópio.
À esquerda da imagem, é possível visualizar uma célula de um rim de macaco que foi infectado com a variante. Alguns danos celulares com vesículas inchadas e pequenas partículas virais na cor preta são visíveis na foto. Na direita, aparece uma célula infectada. No local destacado com uma caixa colorida, identifica-se partículas virais com pontas em forma de coroa.
A variante preocupa cientistas por causa da quantidade de mutações e mudanças na proteína s, usada pelo vírus para entrar nas células, o que poderia torná-la imune às vacinas. Especialistas ainda buscam esclarecer dúvidas sobre a Ômicron, principalmente na eficácia dos imunizantes contra ela, sua transmissibilidade e letalidade.
Autoridades têm endurecido as restrições para frear a disseminação da variante. Em alguns casos, fechando até as fronteiras. A vacinação, no entanto, continua sendo a maneira mais eficiente de se proteger contra a Covid.