metropoles.com

Covid-19: Trump culpa China e diz que Brasil vive situação terrível

A menção ao Brasil veio durante críticas do presidente à cobertura da imprensa americana sobre a pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos - Metrópoles
1 de 1 Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos - Metrópoles - Foto: Isac Nóbrega/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou, nesta segunda-feira (20/7), que o Brasil vive uma “situação terrível” pela Covid-19 e voltou a culpar os chineses pela pandemia. “É um problema global, ainda que causado pela China”, disse a repórteres no Salão Oval, seu gabinete na Casa Branca.

A menção ao Brasil veio durante críticas de Trump à cobertura da imprensa americana sobre a pandemia. “No fim de semana, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo atingiu recorde de casos de coronavírus. E só se fala dos EUA, como se o problema não fosse mundial. Veja o Brasil, que situação terrível. Veja o México”, argumentou o republicano.

Não é a primeira vez que o presidente americano cita o avanço da Covid-19 no país.

Donald Trump ainda ressaltou que os avanços recentes em estudos de vacinas e tratamentos contra o novo coronavírus, comentando especificamente sobre a utilização de remdesivir em pacientes já infectados.

Dessa vez, ele não mencionou hidroxicloroquina, medicamento que fez uso de forma preventiva, por mais que não haja comprovação científica de sua eficácia.

O líder da Casa Branca ainda informou que seu governo passará a conceder coletivas sobre o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. Nesta segunda-feira, AstraZeneca e Pfizer relataram avanços importantes em seus estudos de uma profilaxia à doença.

Além de reforçar críticas à China, em meio à escalada de tensões entre os dois países, Trump afirmou aos repórteres presentes que Estados governados pelo Partido Democrata lidaram pior com a pandemia. “Olhe Nova York”, disparou.

O estado, governado por Andrew Cuomo, registra o maior número de mortes e casos pela doença. As falas de Trump, no entanto, vêm em ano de eleições presidenciais, para as quais seu principal rival, o democrata Joe Biden, é favorito nas pesquisas de intenção de voto.

Economia

O presidente dos Estados Unidos também voltou a defender cortes de impostos em folhas de pagamento como forma de estimular a atividade no país, golpeada pela crise.

No Congresso, parlamentares começaram nesta segunda-feira a discutir um quinto pacote fiscal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?