Covid-19: Reino Unido começará testes de vacinas em humanos
Experiências começam na próxima quinta-feira, com duas equipes de cientistas à frente dos estudos, uma delas da Universidade de Oxford
atualizado
Compartilhar notícia
O Reino Unido anunciou nesta terça-feira (21/04) que começará, já nos próximos dias, a testar vacinas em humanos, como medida de prevenção à pandemia de coronavírus. O país soma 17.337 mil mortos devido à Covid-19 e tem 129.044 casos confirmados.
O governo britânico deve investir 42,5 milhões de libras à pesquisa que desenvolve testes clínicos contra a Covid. Duas equipes de cientistas estão à frente dos estudos, uma na Universidade de Oxford e outra no London Imperial College.
O secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, descreveu os estudos como promissores. “Vamos fazer de tudo para desenvolver uma vacina. Esta é a prioridade no momento”, disse, à BBC News.
Especialistas e autoridades de saúde do mundo inteiro acreditam que a vacina é a principal forma de superar a pandemia. Diante da perspectiva, diz Hancock, o Reino Unido colocou mais dinheiro do que qualquer outro país na busca pela imunização contra o Covid-19, quase R$ 278 milhões.
Cerca de 500 pessoas devem começar ser imunizadas ainda esta semana. O estudo tem previsão de ser concluído em maio. O Instituto Jenner, de Oxford, iniciou as pesquisas ainda em janeiro, com o código genético do coronavírus mapeado. O objetivo é usar uma quantidade dessa código, para estimular o sistema imunológico a reagir ao vírus.
Se ao final da experiência o resultado for positivo, milhares de voluntários já estão na fila e devem passar por testes também.
O Imperial Medicine faz uma triagem de voluntários ao teste da vacina. Segundo o departamento de doenças infecciosas da universidade, os candidtados precisam ser saudáveis e ter entre 18 e 55 anos. Cada paciente cobaia vai receber 625 libras para participar do estudo, aproximadamente R$ 4 mil.
The Imperial College NHS Trust are looking for healthy volunteers to participate in a #COVID19 #vaccine trial, for which they will receive up to £190-£625 reimbursement for time, travel and contribution to the trial. (1/2)
— Imperial Medicine (@ImperialMed) April 21, 2020