Covid-19: pacientes com câncer têm mais chances de morrer
Os dados são de estudo publicado pelo jornal norte-americano Washington Post nesta terça-feira (28/04)
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com estudo publicado, nesta terça-feira (28/04), pelo jornal norte-americano Washington Post, os pacientes com câncer correm risco maior de morte ou de desenvolvover outras complicações causadas pelo coronavírus em comparação com aqueles sem doenças oncológicas. Os dados também apontam que o grupo de maior risco é formado por pessoas com neoplasias no sangue ou nos pulmões – ou tumores que se espalharam por todo o corpo.
A pesquisa analisou 14 hospitais na província de Hubei, na China, onde surgiu a pandemia. Os dados são de 105 pacientes com câncer e 536 pacientes sem câncer da mesma idade – todos testaram positivo para o coronavírus.
Segundo o estudo, a taxa de mortalidade dos pacientes câncer que desenvolveram a Covid-19 é quase três vezes maior do que a taxa de 2% a 3% estimada para a população em geral.
Essas pessoas também tiveram mais probabilidade de sofrer “eventos graves”, como internação em UTI e a necessidade de ventilação mecânica. Os fatores de risco incluíram não apenas a idade, mas também o tipo de câncer, o estágio e o tratamento.
A análise em questão foi apresentada na reunião anual virtual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer e publicado pela “Cancer Discovery”.