Covid-19: número de mortes na Itália volta a subir e vai a 19.468
Após período de queda, o número de óbitos voltou a aumentar, chegando a 619 em 24 horas – haviam sido 570 no dia anterior
atualizado
Compartilhar notícia
A Itália superou 19 mil mortos e 150 mil casos do coronavírus. Neste sábado (11/04), o país chegou a 19.468 mil óbitos, um aumento de 3,2% nas últimas 24 horas, ou 619 casos. É um aumento em relação ao balanço de sexta-feira (10/04), quando foram registradas 570 mortes em 24h. Ao menos 152.271 pessoas já tinham diagnóstico positivo neste sábado – em um dia, o número de infectados chegou a 4.694.
As autoridades alertaram os italianos para não reduzirem as precauções, especialmente no fim de semana do feriado da Páscoa.
Postos de controle da polícia foram instalados nas principais rodovias que saem de Milão, a capital da região mais atingida, a Lombardia – com 38% dos casos e mais da metade das mortes.
Os números na Itália tinham começado a diminuir na semana, mas voltaram a subir, mesmo que lentamente. O primeiro-ministro, Giuseppe Conte, afirmou que, se o contágio da doença começar a diminuir, o país pode começar a suspender gradualmente algumas restrições em vigor.
“Precisamos escolher setores que possam retomar suas atividades. Se os especialistas o confirmarem, podemos começar a relaxar algumas medidas já no final deste mês”, disse Conte à BBC.
Poluição
Um estudo realizado pelas Universidades de Aarhus, na Dinamarca, e de Siena, na Itália, sugere uma ligação entre a alta taxa de mortalidade causada pelo coronavírus no norte da Itália e o nível de poluição do ar da região.
Os pesquisadores observaram que a taxa de mortalidade do norte do país – na região da Lombardia e da Emília-Romanha – é de até 12%, enquanto a do restante do território italiano é de 4,5%. E, ao comparar com dados sobre a qualidade do ar, perceberam níveis muito altos de poluição de nas duas regiões.
Com informações da Agência Estado