metropoles.com

Corte da UE impõe que Hungria e Eslováquia recebam imigrantes

Os dois países sempre se opuseram a conceder asilo a refugiados que chegam ao continente europeu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANSA/MASSIMO PERCOSSI
Sgomberi: nuovo allontanamento migranti in centro Roma
1 de 1 Sgomberi: nuovo allontanamento migranti in centro Roma - Foto: ANSA/MASSIMO PERCOSSI

O Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) rejeitou nesta quarta-feira (6/9) pedido apresentado por Eslováquia e Hungria para cancelar a distribuição de “cotas” de imigrantes e solicitantes de asilos pelos países do bloco. As duas nações sempre se opuseram a conceder asilo a refugiados que chegam ao continente europeu. Além disso, são contrárias ao mecanismo estabelecido de distribuir, de maneira matemática, por cotas, os imigrantes.

República Tcheca, Polônia e Romênia também concordam com os dois países. Mas, segundo os juizes da Corte, “o mecanismo contribui efetivamente e propocionalmente, além de fazer com que a Grécia e a Itália gereciem as consequências da crise migratória de 2015”.

Grécia e Itália são os países que mais recebem imigrantes devido à proximidade geográfica com o Oriente Médio e o norte da África. Diariamente, milhares de refugiados chegam em barcos ou em rotas terrestres aos dois países, que lutaram para fazer com que a UE assumisse sua responsabilidade compartilhada.

Em 2015, no auge da crise de refugiados, a maioria dos ministros do Interior da UE aprovou a distribuição proporcional entre os países do bloco de 120 mil imigrantes acolhidos pela Itália e Grécia. “A Corte de Justiça da UE confirmou a validade do esquema de realocação. É tempo de trabalhar pela união e atuar de maneira plena à solidariedade”, disse o comissário Dimitris Avramopoulos no Twitter.

A decisão também foi celebrada pela ONG Anistia Internacional, que destacou que “nenhum país pode se abster das próprias responsabilidades”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?