metropoles.com

Corpo de general Suleimani é velado no Irã sob ameaças de Trump

Multidão acompanha de perto o cortejo. Em meio ao funeral, o presidente americano disse ter “52 alvos iranianos na mira”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
POOL / PRESS OFFICE OF IRANIAN SUPREME LEADER/ANADOLU AGENCY/GETTY IMAGES
WhatsApp-Image-2020-01-02-at-23.48.481
1 de 1 WhatsApp-Image-2020-01-02-at-23.48.481 - Foto: POOL / PRESS OFFICE OF IRANIAN SUPREME LEADER/ANADOLU AGENCY/GETTY IMAGES

Após ser velado em procissão nas ruas de Bagdá, o corpo do general da Guarda Revolucionária Qassim Suleimani chegou ao Irã neste domingo (05/01/2020). Uma multidão o aguardava para a cerimônia de homanegam à morte do líder iraniano.

O corpo de Suleimani — e de outros líderes mortos no ataque da última quinta-feira (02/01/2019) — foi levado para a cidade iraniana de Ahvaz, no sudoeste do país. O funeral tem previsão para durar quatro dias.

O corpo do general deixou Bagdá em um avião. Passou por cidades consideradas sagradas pelos muçulmanos xiitas, como An-Najaf e Karbala. Enquanto era velado, três morteiros foram lançados na Zona Verde, bairro iraquiano ultraprotegido que abriga a embaixada e bases dos Estados Unidos, onde ocorria a cerimônia.

A multidão que acompanha o velório do general no Irã carrega bandeiras vermelhas, o que representa o sangue derramado, verdes e brancas, de acordo com a Isna, rede de televisão estatal do Irã. Muitos levam fotos do líder nas mãos.

Além de Ahvaz, o corpo vai passar pelas cidades de Teerã, Mashhad e Qom. Suleimani vai ser enterrado na próxima terça-feira (07/01/2020), em Kerman, cidade natal do general.

Ataque
assassinato de Suleimani marca uma escalada no conflito que se arrasta desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, assumiu e tomou medidas como a retirada do país do acordo nuclear de 2015 e a instituição de sanções econômicas ao Irã.

Depois de o Pentágono confirmar a autoria do ataque que matou Suleimani, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e o presidente iraniano, Hassan Rouhani, prometeram “retaliação severa”.

Donald Trump disse, nesse sábado (04/01/2020) que o governo tem 52 alvos, incluindo alguns de “alto nível e grande importância”, no Irã. Ele ameaçou atacá-los caso o Irã concretize a promessa de vingança após o ataque que resultou na morte do general iraniano Quassim Suleimani.

Pelo Twitter, Trump subiu o tom: “Que isso sirva como um alerta de que se o Irã atacar qualquer americano, ou qualquer ativo americano, miramos 52 alvos e eles serão atingidos muito rapidamente e com muita força. Os EUA não querem mais ameaças”, escreveu.

(Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?