Corpo de Alexey Navalny é entregue à família na Rússia
O ativista Alexey Navalny morreu, há pouco mais de uma semana, enquanto era mantido em uma prisão na Rússia
atualizado
Compartilhar notícia
Autoridades da Rússia entregaram o corpo de Alexey Navalny à família. O ativista morreu, há pouco mais de uma semana, enquanto estava na prisão.
A informação foi confirmada pela porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, por meio do X (antigo Twitter), na tarde deste sábado (24/2). Segundo ela, o corpo foi entregue à mãe do ativista, que está na cidade de Salekhard, na Rússia.
Na postagem, a porta-voz ainda informou que ainda não há definição sobre o funeral. “Não sabemos se as autoridades irão interferir para que tudo seja feito como a família quer e como Alexey merece.”
Considerado o principal crítico do presidente russo, Vladimir Putin, Navalny morreu na prisão. Segundo o serviço penitenciário do distrito autônomo de Yamal-Nenets, o ativista se sentiu mal depois de uma caminhada e quase imediatamente perdeu a consciência.
Em agosto de 2023, a Justiça russa condenou Navalny a 19 anos de prisão por extremismo. Segundo a acusação, ele teria criado uma comunidade extremista e financiado atividades de mesmo cunho.
O opositor de Putin já cumpria penas por outros delitos, as quais totalizam quase 11 anos. No entanto, ele afirma que as imputações são forjadas.