Coronavírus: Trump só ajudará Brasil quando crise nos EUA passar
A declaração foi dada pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, diante da guerra internacional por recursos médicos para enfrentar a pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou, nesta terça-feira (14/04), que o país só ajudará o Brasil com equipamentos e outros itens essenciais para a saúde quando a crise interna melhorar. A declaração foi feita diante da guerra internacional por recursos médicos no combate à pandemia do coronavírus.
“O povo brasileiro pode contar com os EUA quando ‘virarmos a esquina’ e aumentarmos a produção americana para todos os itens restritos, que vão de respiradores a testes e tudo o que é necessário”, afirmou Pompeo. “Quando chegarmos lá, o Brasil deveria saber que faremos tudo o que pudermos para ter certeza de que eles têm o que precisam.”
O secretário comentou sobre as denúncias feitas sobre confisco de equipamentos e insumos médicos que seriam destinados ao Brasil. “Os EUA estão tentando se certificar de que há equipamentos para a sua população, é o que todos os líderes estão fazendo. É o que o presidente Bolsonaro está fazendo”, disse.
Os Estados Unidos se tornaram o novo epicentro da doença no mundo, com mais de 580 mil casos confirmados e 23 mil óbitos.