metropoles.com

Coronavírus: cidades da Espanha e Itália começam a reabrir nesta segunda

Dois dos seis países mais afetados pela Covid-19 voltam a funcionar aos poucos após queda no números de mortes pela doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Com o número de mortes em decorrência do novo coronavírus diminuindo no país, a Espanha deu início ao processo de reabertura desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (25/05).

A capital Madrid, Barcelona e Castela e Leão (Castilla y León) entraram na “fase 1”, que libera encontro entre até 10 pessoas, a 2 metros de distância e com máscara. Já a “fase 2”, adotada por quase metade do país, abre os espaços para caminhadas e esportes, além da liberação para igrejas — com ocupação de até 30% —, exceto para pessoas pertencentes ao grupo de risco da Covid-19.

Contudo, o órgão de saúde ainda ressalta a “necessidade de conscientização coletiva sobre o respeito ao o distanciamento social.” Algumas regiões do país mantêm a proibição de qualquer tipo de atividade.

Também nesta segunda, o Ministério da Saúde da Espanha revisou o número de mortes provocadas pela Covid-19, uma queda de 1.918 óbitos. A maior diferença ficou na Catalunha (menos 1.126), em Madrid (291) e em Castela-Mancha (152), de acordo com o jornal espanhol, El País.

Itália

A população italiana foi uma das que mais sofreu as consequência da pandemia do novo coronavírus. O governo registrou mais de 32 mil mortes em três meses. Passada essa fase, a Itália também começa a reabrir e sair do confinamento, com lojas, bares, restaurantes, parques, academia e piscinas públicas voltando a funcionar. Apenas duas regiões, de Lombardia e Basilicata, adiaram a reabertura desses locais.

O uso de máscara não será obrigatório na prática de exercícios, mas muitos locais vão solicitar o uso desde a entrada até o vestiário. Nas piscinas públicas e parques é preciso manter uma distância de 7 metros entre as pessoas na água e 1,5 metro entre as espreguiçadeiras.

Nas academias e piscinas, é possível checar a temperatura das pessoas, apesar de não ser um procedimento obrigatório. Quem medir mais de 37,5º será proibido de entrar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?