metropoles.com

Coreia vetou, mas em outros países ainda se come cachorros; veja quais

Após a proibição na Coreia do Sul aprovada nessa 3ª (9/1), a pauta sobre o consumo de carne de cachorro ganhou destaque internacionalmente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de várias raças de cachorro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de várias raças de cachorro - Metrópoles - Foto: Getty Images

Após a aprovação da lei que proíbe a criação, abate e venda de cães para consumo alimentício na Coreia do Sul, a partir de 2027 quem for pego envolvido nessa prática poderá pegar até três anos de prisão e pagar uma multa de até 30 milhões de wons (110 mil reais). Em outras partes do mundo, porém, o consumo desse tipo de proteína segue sendo permitido.

Em novembro de 2023, produtores de carne de cachorro tomaram as ruas da Coreia do Sul em protesto pela possível proibição. Joo Young-bong, presidente da Associação de Produtores de Carne de Cachorro da Coreia, ameaçou soltar o equivalente a dois milhões de cães na capital Seul, em áreas próximas a residências de políticos e prédios públicos.

No país sul-coreano, estima-se que há 1,1 mil fazendas, 1,6 mil restaurantes e 34 casas de abate que trabalham com a produção de carne de cachorro. Por outro lado, a porcentagem de consumo é baixa, refletindo a desaprovação da população.

Cerca de 64% da população da Coreia do Sul é contra o consumo de carne canina. Outros 8% dizem já ter consumido, em alguma quantidade, em 2022.

5 imagens
1 de 5

Getty Images
2 de 5

Getty Images
3 de 5

Alto Astral/ Reprodução
4 de 5

Getty Images
5 de 5

Getty Images

Veja outros países onde ainda é permitido o consumo de carne de cachorro:

  • Suíça

No país europeu é permitido comer carne de cães e gatos, ato que não é aprovado por grupos de defensores dos animais. Apesar de não ser uma tradição, há relatos sobre o consumo desse tipo de carne na Suíça.

  • China

Apesar do consumo ser legal em, praticamente, todo o país, o foco está nas províncias do sul. Em cidades como Zhuhai e Shenzhen a prática não é permitida. Em contrapartida, em Yulin, há festivais de comidas preparadas com carne canina desde 2009. Organizações de defesa dos animais desaprovam o ato.

  • Indonésia

Na Indonésia, o consumo é legal nas áreas habitadas por grupos étnicos e povos tradicionais não-muçulmanos do país, como Sulawesi e Maluku.

  • Vietnã

Apesar da legalidade do consumo na maior parte do país, existem proibições e campanhas realizadas por grandes artistas que não estão de acordo com a prática. No Camboja, a situação é semelhante.

  • Índia

Apesar de incomum, há ocorrência em estados do nordeste do país, como em Nagaland, Manipur, Mizoram. Nagaland ainda tentou proibir o consumo, mas um tribunal recorreu da decisão com a justificativa de que a prática teria aceitação social no país.

  • Tailândia

Na Tailândia, apesar da proibição da prática aprovada pelo governo em 2014, ainda existem algumas localidades no nordeste do país que seguem fazendo consumo de carne canina.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?