Coreia do Sul: tribunal analisará impeachment de Yoon Suk em 27/12
O impeachment ocorreu nesse sábado (14/12), após o presidente decretar e revogar uma lei marcial no país
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul anunciou nesta segunda-feira (16/12) que a primeira audiência para analisar o impeachment do presidente Yoon Suk Yeol será realizada no dia 27 de dezembro, no período da tarde. A decisão foi divulgada durante uma reunião de juízes.
O impeachment de Yoon foi aprovado por 204 votos a favor e 85 contra – eram necessários dois terços da Assembleia Nacional, ou 200 dos 300 assentos. Três parlamentares se abstiveram e outros oito votaram nulo.
A decisão ocorre após o presidente decretar e revogar uma lei marcial no país em menos de seis horas.
Yoon Suk Yeol decretou a lei marcial no país no dia 3 de dezembro, com o argumento de “limpar elementos pró-Coreia do Norte“. A lei marcial substitui a legislação normal por leis militares, amplia o poder do Executivo, fecha o Parlamento e limita o acesso aos direitos civis.
Segundo a agência Yonhap, o tribunal informou que está em andamento a entrega de uma cópia do pedido de impeachment ao presidente Yoon, solicitando sua resposta. Ele não é obrigado a comparecer à primeira audiência, marcada para 27 de dezembro.
O tribunal tem um prazo de até 180 dias para decidir se mantém ou não o atual presidente da Coreia do Sul no cargo.