metropoles.com

Coreia do Sul confirma morte do irmão de Kim Jong-un. Suspeita é presa

A polícia da Malásia afirmou que deteve uma mulher acusada de ter conexão com o crime. Ela portava documentos vietnamitas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
LEE JIN-MAN/ESTADÃO CONTEÚDO
Bandeira com imagem de Kim Jong-un
1 de 1 Bandeira com imagem de Kim Jong-un - Foto: LEE JIN-MAN/ESTADÃO CONTEÚDO

A Coreia do Sul confirmou nesta quarta-feira (15/2) que o homem envenenado na Malásia era efetivamente Kim Jong-nam, meio-irmão do ditador norte-coreano Kim Jong-un. A suspeita da inteligência sul-coreana é de que o crime tenha sido encomendado pelo regime de Pyongyang, capital da Coreia do Norte. A polícia da Malásia afirmou que deteve uma mulher acusada de ter conexão com o crime.

“Nosso governo está seguro de que o homem assassinado era Kim Jong-nam”, declarou Chung Joon-hee, porta-voz do ministério sul-coreano de Unificação, que se encarrega dos assuntos entre as duas Coreias.

Pouco antes, o presidente interino da Coreia do Sul, Hwang Kyo-Ahn, havia dito que o crime, ocorrido na segunda-feira (13), demonstrava “a brutalidade e a natureza inumana” de Pyongyang. Ele ressaltou que seu governo cooperava estreitamente com as autoridades malaias para esclarecer o misterioso assassinato.

Kim Jong-nam foi envenenado no aeroporto de Kuala Lumpur, quando duas mulheres não identificadas lhe cravaram agulhas com veneno, informou a emissora de TV sul-coreana Chosun, citando várias fontes governamentais. As duas suspeitas de cometer o crime fugiram rapidamente em um táxi. O filho mais velho do ex-ditador Kim Jong-il, de 45 anos, morreu a caminho do hospital.

Suspeita
Em um comunicado divulgado nesta quarta, a polícia local afirmou que a mulher foi presa no aeroporto da capital do país. Ela carregava documentos vietnamitas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?