Coreia do Sul “bombardeia” Coreia do Norte com música em resposta a testes nucleares
Após o anúncio do teste bem-sucedido da bomba de hidrogênio norte-coreana, a Coréia do Sul usou alto-falantes gigantes instalados na fronteira para transmitir uma mensagem: música pop coreana, o K-pop
atualizado
Compartilhar notícia
Dois dias após o anúncio do teste bem-sucedido da bomba de hidrogênio norte-coreana, a Coréia do Sul implementou uma antiga tática de retaliação: usar alto-falantes gigantes na ZDC (Zona Desmilitarizada da Coreia, que serve como fronteira) para divulgar propagandas antiditadura. Neste caso, porém, a “mensagem” foi música pop coreana, conhecida como K-pop.
Os alto-falantes foram instalados durante a Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, e haviam sido usados pela última vez em agosto do ano passado, quando as mensagens veiculadas resultaram em fogo de artilharia entre as duas nações. Desta vez, o gênero musical mais comum na cultura sul-coreana deixou sua marca.O protesto aconteceu na sexta-feira (8/1), dia que também marcou o aniversário de 33 anos do próprio ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un. O mesmo considerou a atitude um “ato de guerra”, especialmente considerando que uma das músicas usadas é chamada “Bang Bang Bang”, do popular grupo “Big Bang”.
Os cidadãos norte-coreanos são proibidos de ouvir as músicas K-pop, já que seu acesso aos meios de comunicação (televisão, rádio, ou internet) é controlado pelo governo. O objetivo da propaganda contra o regime de Kim Jong-Un é fazer com que os próprios cidadãos questionem seu estilo de vida.
Com informações de Luiza Oliveira