metropoles.com

Coreia do Sul “bombardeia” Coreia do Norte com música em resposta a testes nucleares

Após o anúncio do teste bem-sucedido da bomba de hidrogênio norte-coreana, a Coréia do Sul usou alto-falantes gigantes instalados na fronteira para transmitir uma mensagem: música pop coreana, o K-pop

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yonhapnews
Alto-falante Coreia
1 de 1 Alto-falante Coreia - Foto: Yonhapnews

Dois dias após o anúncio do teste bem-sucedido da bomba de hidrogênio norte-coreana, a Coréia do Sul implementou uma antiga tática de retaliação: usar alto-falantes gigantes na ZDC (Zona Desmilitarizada da Coreia, que serve como fronteira) para divulgar propagandas antiditadura. Neste caso, porém, a “mensagem” foi música pop coreana, conhecida como K-pop.

Os alto-falantes foram instalados durante a Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, e haviam sido usados pela última vez em agosto do ano passado, quando as mensagens veiculadas resultaram em fogo de artilharia entre as duas nações. Desta vez, o gênero musical mais comum na cultura sul-coreana deixou sua marca.

O protesto aconteceu na sexta-feira (8/1), dia que também marcou o aniversário de 33 anos do próprio ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un. O mesmo considerou a atitude um “ato de guerra”, especialmente considerando que uma das músicas usadas é chamada “Bang Bang Bang”, do popular grupo “Big Bang”.

 

Os cidadãos norte-coreanos são proibidos de ouvir as músicas K-pop, já que seu acesso aos meios de comunicação (televisão, rádio, ou internet) é controlado pelo governo. O objetivo da propaganda contra o regime de Kim Jong-Un é fazer com que os próprios cidadãos questionem seu estilo de vida.

Com informações de Luiza Oliveira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?