Coreia do Norte volta a enviar balões com lixo para a Coreia do Sul
Governo da Coreia do Sul já identificou centenas de balões enviados com dejetos como lixo e fezes
atualizado
Compartilhar notícia
A Coreia do Norte voltou a enviar balões com lixo para a Coreia do Sul. A informação foi divulgada por militares sul-coreanos.
“A Coreia do Norte lança mais uma vez [supostos] balões transportando resíduos para o Sul”, informa comunicado assinado por chefes do Estado-Maior conjunto da Coreia do Sul (JCS).
A orientação das autoridades é de que a população civil não intercepte os balões ou mexa em seus conteúdos, e chame representantes de órgãos competentes.
Desde o fim do mês passado, o território sul-coreano já recebeu centenas de balões repletos de dejetos como lixo e fezes. O material foi enviado de Pyongyang, capital norte-coreana, pela fronteira.
Atos dessa forma já tinham acontecido em 2016 e 2018, mas não em tão grande quantidade. Assim que os balões chegaram ao solo, militares encontraram lixo e esterco dentro deles. Muitas garrafas plásticas, baterias e peças de roupas estavam lá.
Os balões carregavam lixo, como pontas de cigarro, dejetos de plástico, papel e sacos plásticos, como os balões anteriores, segundo o comunicado. O JCS aconselhou os moradores locais a não tocarem nos objetos e a denunciá-los às autoridades militares ou policiais.