Coreia do Norte vai lançar satélite espião no espaço, diz Kim Jong-un
O líder da Coreia do Norte disse que a medida é fundamental para lidar com as tensões com EUA e Coreia do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Kim Jong-un anunciou, nesta quarta-feira (19/4), que a Coreia do Norte está prestes a lançar seu primeiro satélite espião no espaço. Em comunicado divulgado pela mídia estatal do país, o líder norte-coreano afirmou que a medida visa lidar “com o grave ambiente de segurança no presente e no futuro” com os EUA e a Coreia do Sul.
Sem detalhar uma data, o ditador da Coreia do Norte afirmou que o desenvolvimento do primeiro satélite de vigilância do país foi concluído em abril deste ano, e um comitê já prepara seu lançamento.
Durante visita a Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial do país, Kim disse que o reconhecimento militar é “a tarefa primária mais crucial” para aumentar os meios de dissuasão contra EUA e Coreia do Sul. Na inspeção, o ditador da Coreia do Norte foi acompanhado por sua filha de nove anos, Kim Ju-ae.
Kim admitiu que a aliança entre os dois países está fortalecida e que ambos estão “tramando para endurecer” ainda mais a postura militar contra a Coreia do Norte.
O ditador citou os exercícios militares conjuntos realizados por EUA e Coreia em março deste ano como exemplo da expansão militar dos dois países na península coreana.
Na época, as atividades envolvendo tropas sul-coreanos e estadunidenses, fez a retórica nuclear na região aumentar, com diversas ameaças e lançamentos de mísseis por parte do regime de Kim.