Coreia do Norte suspenderá testes de mísseis nucleares
Segundo a agência oficial norte-coreana, a interrupção dos testes tem efeito a partir deste sábado (21/4)
atualizado
Compartilhar notícia
A Coreia do Norte informou a suspensão de testes de mísseis nucleares e de longo alcance. Segundo o país, os locais nos quais essas atividades eram realizadas também devem ser fechados.
De acordo com Pyongyang (capital da Coreia do Norte),a decisão vai fazer com que o governo focalize em questões internas para melhorar sua economia.A KCNA, agência oficial norte-coreana, disse que a interrupção dos testes tem efeito a partir deste sábado (21/4).
O anúncio ocorre uma semana antes de o ditador norte-coreano, Kim Jong-un (foto em destaque), ir ao encontro do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em um vilarejo de fronteira. A reunião é um raro momento em que a questão nuclear com Pyongyang será debatida.
A decisão da Coreia do Norte foi tomada depois de uma reunião do Comitê Central do Partido Comunista, que discutiu “novos passos” da política do país.
Trump comemora no Twitter
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou em seu perfil no Twitter a notícia de que a Coreia do Norte suspendeu os testes nucleares e de mísseis de longa distância. De acordo com ele, o anúncio é uma “notícia muito boa” tanto para o país asiático quanto para todo o mundo.
North Korea has agreed to suspend all Nuclear Tests and close up a major test site. This is very good news for North Korea and the World – big progress! Look forward to our Summit.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 20 de abril de 2018
“A Coreia do Norte concordou em suspender todos os testes nucleares e em fechar um grande local de realização de testes. Essa é uma notícia muito boa para a Coreia do Norte e para o mundo – grande progresso! Aguardo ansiosamente pelo nosso encontro”, disse o presidente americano.
Uma reunião entre Trump e Kim Jong-un está sendo preparada pelas equipes dos dois líderes: provavelmente o encontro ocorrerá em maio.