metropoles.com

Coreia do Norte falha em nova tentativa de lançar satélite espião

Esta é a segunda vez que a Coreia do Norte falha em lançar seu primeiro satélite espião no espaço. A primeira aconteceu no fim de maio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/KCNA
Imagem colorida mostra Kim Jong-un observando o lançamento de um foguete - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Kim Jong-un observando o lançamento de um foguete - Metrópoles - Foto: Divulgação/KCNA

A tentativa da Coreia do Norte de lançar um satélite espião no espaço falhou mais uma vez, informou a mídia estatal do país na quinta-feira (24/8).

De acordo com a Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial, a falha aconteceu após “um erro de detonação de emergência” no terceiro estágio do foguete. Uma nova tentativa de lançamento deve acontecer em outubro, após autoridades locais investigarem as razões que levaram ao fracasso da missão.

Esta é a segunda vez que o lançamento do satélite falha neste ano. No fim de maio, o governo de Kim Jong-un tentou lançar o objeto no espaço; contudo, o foguete acabou caindo no mar após apresentar falha no motor. De acordo com a Coreia do Norte, o objetivo do equipamento será monitorar a movimentação da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

Coreia do Norte x Coreia do Sul

A nova tentativa norte-coreana de lançar um satélite espião no espaço coincide com o momento em que Estados Unidos e Coreia do Sul realizam exercícios militares conjuntos, aumentando ainda mais a tensão na península coreana.

Na última segunda-feira (21/8), sul-coreanos e estadunidenses se uniram no exercício Ulchi Freedom Shield (UFS), que é realizado anualmente. A atividade está prevista para acontecer até a próxima quinta-feira (31/8), e visa “reforçar a postura combinada de defesa e as capacidades de resposta da Aliança com base em cenários que refletem diversas ameaças no ambiente de segurança”, segundo um comunicado conjunto dos dois países.

A aliança entre Seul e Washington é vista pelo regime de Kim Jong-un como uma ameaça ao território norte-coreano. As atividades militares envolvendo os dois países já renderam diversas ameaças da Coreia do Norte, que recentemente disse que um ataque nuclear preventivo pode acontecer, caso uma ameaça seja detectada. 

Já a Coreia do Sul e os EUA mostram preocupação com o avanço do programa nuclear da Coreia do Norte, e por diversas vezes já ameaçam agir caso Pyongyang não colabore.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?