Coreia do Norte lança míssil sobre o Japão, que faz alerta a moradores
Disparo foi condenado por autoridades japonesas e fez país emitir incomum alerta de refúgio na região norte
atualizado
Compartilhar notícia
A Coreia do Norte lançou um míssil sobre o território japonês na manhã desta terça-feira (4/10), no horário local. As informações foram confirmadas pelos governos dos respectivos países. O governo japonês informou, por meio de redes sociais, que o míssil teria caído no Oceano Pacífico, a cerca de 3 mil quilômetros da costa do país.
O subsecretário do gabinete do governo do Japão, Hirozaku Matsuno, criticou duramente o disparo. “As repetidas ações norte-coreanas são um sério desafio para a paz internacional”, disse.
O teste coreano fez o Japão alertar moradores da região norte do país para que buscassem refúgio, uma prática incomum. “A Coreia do Norte parece ter lançado um míssil. Por favor, evacuem para edifícios ou abrigos subterrâneos”, afirmou o alerta emitido pelo governo por meio de sua emissora nacional, a NHK.
Após o ocorrido, o ministro da Defesa, Yasukazu Hamada, afirmou que o governo não descarta nenhuma opção. “À luz desta situação, continuaremos a examinar todas as opções — incluindo as chamadas ‘capacidades de contra-ataque’ e não descartamos nada, pois continuamos a trabalhar para fortalecer fundamentalmente nossas habilidades de defesa”, disse em coletiva de imprensa.