metropoles.com

Coreia do Norte lança míssil no mar do Japão e tensão aumenta na Ásia

Governos da Coreia do Sul e do Japão se manifestaram contra o míssil que atingiram áreas externas ao domínio do país asiático e sobem o tom

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/KCNA
Imagem colorida de Kim Jong-un realizando discurso na Coreia do Norte - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Kim Jong-un realizando discurso na Coreia do Norte - Metrópoles - Foto: Reprodução/KCNA

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico em direção ao mar do Japão, segundo pronunciamentos neste domingo (17/12) das autoridades de defesa do Japão e da Coreia do Sul.

Não se sabe nem a potência a quantidade exata de armamentos que foram testados, já que nenhum dos governos entrou em maiores detalhes.

Segundo o Japão, porém, o míssil atingiu uma área a 370 km de distância do território da Coreia do Norte, o que preocupa a mídia internacional pelo alcance do armamento, mas não seria o bastante para classificá-lo como um míssil intercontinental, como se suspeitava que a Coreia do Norte faria para demonstrar poder balístico.

Acredita-se que o lançamento tenha sido feito para marcar o aniversário da morte do líder norte-coreano Kim Jong Il, pai do atual líder Kim Jong-un, falecido em 17 de dezembro de 2011.

Tensão entre as Coreias

Os testes deste tipo de míssil trazem maior carga de tensão à região, já que o lançamento do míssil ocorreu horas depois de um submarino nuclear dos Estados Unidos chegar à cidade sul-coreana de Busan, também neste domingo.

A tensão já vinha crescendo desde novembro, quando a Coreia do Norte disse que romperia o tratado de 2018, que diminuiu a quantidade de militares na fronteira com o Sul.

No sábado (16/12), o caldo voltou a esquentar quando o governo americano alertou Pyongyang de que qualquer ataque nuclear feito pelo regime, como a administração de Kim Jong-un tem sugerido querer fazer, significaria “o fim norte-coreano”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?