metropoles.com

Coreia do Norte acusa EUA de acender “pavio da guerra nuclear”

Regime de Kim afirmou que a Coreia do Norte continuará investindo em seu programa nuclear visando defender a estabilidade na região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/KCNA
Kim Jong-un
1 de 1 Kim Jong-un - Foto: Divulgação/KCNA

O governo norte-coreano voltou a acusar os Estados Unidos de elevarem as tensões na península coreana, e disse que os norte-americanos estão “empenhados em sua tentativa de acender o pavio da guerra nuclear”. A declaração consta em um relatório do Instituo de Estudos Americanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, divulgado nesta segunda-feira (26/6) pela mídia estatal do país.

O documento afirma que o atual momento se assemelha com aquele que antecedeu a Guerra da Coreia, na década de 1950. O conflito entre Sul e Norte, que buscava a reunificação e o comando da região, deixou mais de 2 milhões de vítimas nos três anos de combate.

As acusações do regime de Kim Jong-un ocorrem meses após EUA e Coreia do Sul realizarem uma série de exercícios militares conjuntos, em março deste ano. Na época, a Coreia do Norte retaliou as atividades com o lançamento de diversos mísseis.

“Esses movimentos bélicos dos EUA aumentaram as tensões militares na península coreana e o nordeste da Ásia, já mergulhados em uma situação extremamente instável à beira de uma guerra nuclear”, diz um trecho do relatório.

O extenso documento ainda diz que a Coreia do Norte continuará investindo em seu programa nuclear, considerado pelo regime de Kim como a única garantia de “defender de forma confiável a paz e a estabilidade da região”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?