metropoles.com

Coreia do Norte dispara possíveis mísseis no Mar do Japão

A suspeita é que o regime de Pyongyang tenha feito um novo teste balístico, apesar das sanções internacionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Ansa
missil 2
1 de 1 missil 2 - Foto: Reprodução/Ansa

A Coreia do Norte disparou na manhã deste sábado (26/8) – noite de sexta-feira no Brasil – diversos projéteis ainda não identificados em direção ao Mar do Japão.

Segundo o comando militar da Coreia do Sul, citado pela agência local “Yonhap”, o lançamento ocorreu na província oriental de Gangwon. A suspeita é que o regime de Pyongyang tenha feito um novo teste balístico, apesar das sanções internacionais e das ameaças de retaliação por parte dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com a “Yonhap”, os projéteis seriam mísseis de curto alcance e percorreram 250 quilômetros na direção nordeste antes de cair no mar. O disparo acontece em meio a exercícios militares conjuntos entre tropas dos EUA e da Coreia do Sul, que terminarão no próximo dia 31 de agosto e são os primeiros depois de a Coreia do Norte ter testado mísseis intercontinentais.

Em resposta, o governo de Kim Jong-un havia dito que a manobra era uma “prova de invasão” e podia desencadear uma “incontrolável guerra nuclear”. Já Seul afirma que os exercícios são de natureza defensiva e se devem principalmente às “provocações” do Norte.

O começo de agosto foi marcado por uma escalada da tensão entre Washington e Pyongyang, com o presidente Donald Trump ameaçando atacar o país asiático com “fogo e fúria” nunca antes vistos. Por sua vez, a Coreia do Norte declarou que preparava um plano para lançar mísseis de advertência contra a ilha de Guam, território ultramarino norte-americano no Oceano Pacífico.

Relatórios da inteligência dos EUA e do Japão indicam que Pyongyang já conseguiu miniaturizar uma ogiva nuclear, passo crucial para armar seus mísseis intercontinentais com bombas atômicas.

Na semana passada, as duas nações recuaram e passaram a adotar um tom mais moderado, após diversos apelos da China e da própria Coreia do Sul. Kim Jong-un chegou a dizer que “esperaria” as ações do “inimigo” antes de tomar qualquer atitude.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?