metropoles.com

Coreia do Norte dispara míssil balístico, diz Coreia do Sul

Segundo a Coreia do Sul, os vizinhos da Coreia do Norte dispararam míssil balístico na manhã deste domingo (12/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
north korea, kim jong un
1 de 1 north korea, kim jong un - Foto: Reprodução/Twitter

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico em sua costa leste na manhã deste domingo (12/2), disse o chefe de Estado-Maior do Exército da Coreia do Sul, marcando a primeira provocação de Pyongyang desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, assumiu o cargo no mês passado.

O míssil balístico foi lançado a partir de Banghyon, no noroeste do país e ao norte de Pyongyang, às 7h55 da manhã, horário em Seul, disseram os chefes em conjunto, enquanto Trump hospedava o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para uma reunião na Flórida.

O chefe do Estado Maior disse que o míssil voou cerca de 500 quilômetros antes de pousar em águas entre o Japão e a Península Coreana. As autoridades japonesas confirmaram esses detalhes. Os chefes de Estado Maior disseram que analistas militares sul-coreanos e americanos estavam se reunindo para buscar mais detalhes sobre o lançamento de mísseis.

“Nós suspeitamos que a Coreia do Norte demonstrou uma demonstração de força para testar a administração Trump e as respostas dos EUA”, disse um oficial militar sul-coreano que se recusou a ser identificado.

“Este foi um ato claro de provocação para nós e para a região, uma vez que foi conduzido logo após a reunião entre os líderes do Japão e EUA”, disse o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, durante uma coletiva de imprensa.

Especialistas disseram que o míssil era provavelmente um dos chamados mísseis de médio alcance da Coreia do Norte, Musudan, que são capazes de chegar às bases americanas no Japão e em Guam O Norte tentou testar o míssil Musudan do mesmo local de lançamento no passado, falhando várias vezes no ano passado, embora tenha reivindicado um lançamento de teste bem-sucedido do Musudan de um lançador móvel em junho de 2016.

Em um discurso de Ano Novo no mês passado, o líder norte-coreano, Kim Jong Un, disse que o país estava perto de testar o lançamento de um míssil balístico intercontinental, o que traria o Norte mais próximo de poder enviar uma ogiva nuclear para o continente americano.

“Não vai acontecer!” Trump escreveu um dia depois em sua conta no Twitter. No início deste mês, Trump enviou o Secretário de Defesa, Jim Mattis, a Seul e Tóquio, onde prometeu uma resposta “eficaz e esmagadora” a qualquer uso de armas nucleares contra a América ou seus aliados.

O presidente em exercício da Coreia do Sul, Hwang Kyo-ahn, disse que ele e o governo pressionariam por uma forte resposta internacional para punir a Coreia do Norte pelo lançamento do teste, de acordo com uma declaração de seu escritório.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?