metropoles.com

Coreia do Norte manda balões com lixo e fezes para a Coreia do Sul

Militares da Coreia do Sul acusaram os vizinhos da Coreia do Norte de lançarem os balões por vingança

atualizado

Compartilhar notícia

Agência de Notícias Yonhap/Material cedido por leitores
Balões que teriam sido enviados com lixo e fezes da Coreia do Norte para a Coreia do Sul
1 de 1 Balões que teriam sido enviados com lixo e fezes da Coreia do Norte para a Coreia do Sul - Foto: Agência de Notícias Yonhap/Material cedido por leitores

A Coreia do Norte é acusada de mandar centenas de balões com lixo e fezes, a partir da fronteira, para a Coreia do Sul. A informação veio de militares de Seul, explicando que os vizinhos do norte alertaram sobre uma “vingança” após panfletos anti-Pyongyang terem sido enviados por ativistas.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul detectou pelo menos 260 balões vindos do norte, desde a noite de terça-feira (28/5). Eles caíram em diversos locais do país, desde a fronteira, chegando a Seul e a South Gyeongsang, no sudeste. Redes sociais mostraram os objetos voando e caindo.

Atos dessa forma já tinham acontecido em 2016 e 2018, mas não em tão grande quantidade. Assim que os balões chegaram ao solo, militares encontraram lixo e esterco dentro deles. Muitas garrafas plásticas, baterias e peças de roupas estavam lá.

Rapidamente, especialistas em perigo químico, biológico, radiológico e nuclear examinaram o material, assim como unidades para eliminação de possíveis bombas.

Em nota, o Estado-Maior Conjunto afirmou que os atos norte-coreanos violam o direito internacional e ameaçam a segurança da população.

“Alertamos severamente à Coreia do Norte para parar imediatamente com seu ato desumano e vulgar”, diz o comunicado.

Coreia do Norte prometeu o lixo

A agência de notícias Yonhap contou o caso de um proprietário de vinhedo em Yeongcheon, a cerca de 250 km da fronteira. Ele procurou a polícia após ouvir um barulho. Então, encontrou o balão no chão, com muito lixo. Além disso, o objeto danificou uma estufa de sua fazenda.

As autoridades aconselham aos cidadãos que não toquem nos balões, ou nos objetos dentro deles, e que contatem imediatamente militares ou policiais.

No último domingo (26/5), a Coreia do Norte prometeu que mandaria “montes de papel e sujeira” para os os vizinhos, no que eles chamaram de “ação de olho por olho”, depois que ativistas mandaram panfletos anti-Pyongyang, também por meio de balões.

Também foram enviados cartões de memória USB com videoclipes de K-Pop, que são proibidos nos vizinhos do norte. A tentativa é fazer com que os cidadãos se revoltem contra o governo de  Kim Jong-un.

Tecnicamente, as duas Coreias continuam em guerra, uma vez que o conflito entre 1950 e 1953 foi suspenso com uma trégua e não com um tratado de paz.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?