metropoles.com

Coreia do Norte ameaça usar “força nuclear mais esmagadora” contra EUA

A ameaça da Coreia do Norte acontece após EUA e Coreia do Sul anunciarem a expansão de exercícios militares conjuntos na região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pool/Getty Images
North And South Korean Leaders Meet For Third Summit In Pyongyang
1 de 1 North And South Korean Leaders Meet For Third Summit In Pyongyang - Foto: Pool/Getty Images

A Coreia do Norte afirmou que a tensão com os Estados Unidos e a Coreia do Sul chegou a uma “linha vermelha extrema”, e ameaçou responder aos recentes exercícios militares na região com “força nuclear esmagadora”.

O comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang, divulgado na agência estatal KCNA na quarta-feira (1º/2), acontece um dia após a visita do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, a Seul.

Na ocasião, os países aliados reafirmaram o compromisso de “deter e responder às ameaças nucleares” da península liderada por Kim Jong Un. Em nota conjunta, Lloyd Austin e Lee Jong-Sup, ministro da Defesa da Coreia do Sul, ainda anunciaram a expansão de exercícios militares conjuntos, prometendo realizar uma “demonstração de fogos” em grande escala ainda em 2023.

Segundo o comunicado norte-coreano, o atual cenário é perigoso e pode resultar na transformação da Coreia do Norte em “um enorme arsenal de guerra e uma zona de guerra mais crítica”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang disse ainda que o país não está interessado em um diálogo com os Estados Unidos por causa da “política hostil” contra a península, alvo de sanções há décadas.

A nova ameaça de conflito nuclear acontece após um ano marcado pela tensão militar na região. Em dezembro de 2022, Kim Jong Un anunciou o aumento do arsenal nuclear do país, enquanto Estados Unidos e Coreia do Sul aumentavam os exercícios e treinamentos conjuntos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?