Coreia do Norte ameaça resposta a exercícios militares de Seul e EUA
País liderado por Kim Jong-Un ameaça resposta a exercícios militares entre EUA e Coreia do Sul, programados para a próxima semana
atualizado
Compartilhar notícia
A Coreia do Norte afirmou que responderá os exercícios militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, previstos para acontecer na próxima quarta-feira (22/1) no Pentágono, com ataques “persistentes e sem precedentes”.
O alerta do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte foi divulgado pela agência estatal KCNA, e acontece poucas horas depois do anúncio da data do exercício militar conjunto. Segundo o governo norte-coreano, a ação representa uma tentativa de interferência na segurança do país liderado por Kim Jong-Un.
“Caso os EUA e a Coreia do Sul coloquem em prática seu plano já anunciado de exercícios militares que a Coreia da Norte considera como preparativos para uma guerra de agressão, eles enfrentaram contra-ações fortes e persistentes sem precedentes”, diz o comunicado.
Segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, o exercício com os EUA terá como objetivo simular cenários em que a Coreia do Norte utilize armas nucleares. Durante o treinamento, o gerenciamento de crise e possíveis respostas a um ataque norte-coreano deverá ser discutido.
O anúncio da data do exercício militar coletivo entre os países liderados por Joe Biden e Yoon Suk Yeol acontece cerca de uma semana depois da realização de um um grande desfile bélico norte-coreano. Durante as comemorações do 75º aniversário da criação das Forças Armadas do país, a Coreia do Norte exibiu um número recorde de mísseis, além de armas com capacidade intercontinental.
No início do mês, a Coreia do Norte ameaçou usar sua “força nuclear mais esmagadora” contra EUA e Coreia do Sul, após a visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, a Seul.