Contra presidente há 26 anos no cargo, manifestantes vão às ruas em Belarus
Alexander Lukashenko está no comando do país desde 1994. Protesto reuniu milhares em Minsk, na capital; ao menos 125 foram presos
atualizado
Compartilhar notícia
Milhares de manifestantes foram para as ruas neste domingo (30/8) em Minsk, capital de Belarus, para protestar contra o resultado das eleições presidenciais, que manteve no poder o presidente Alexandre Lukashenko.
Ele ocupa o cargo desde 1994 e enfrenta desde as eleições, no dia 9 de agosto, um movimento de protestos sem precedentes por sua suposta vitória com 80% dos votos. A oposição denuncia como fraudulenta a reeleição.
A União Europeia também não reconhece o resultado e prepara novas sanções contra altos funcionários bielorrussos. Lukashenko nega fraude eleitoral.
Os manifestantes chegaram ao centro de Minsk carregando balões, flores e bandeiras, nesta tarde. Belarus teve uma bandeira branca-vermelha-branca por um breve período no início dos anos 1990 e ela se tornou um símbolo dos protestos antigoverno.
A polícia fez detenções ao longo do dia, amontoando pessoas nos camburões. Pelo menos 125 pessoas foram detidas, disse a agência de notícias russa RIA, citando o Ministério do Interior. Alguns manifestantes resistiram à prisão feita pelo que pareciam ser policiais à paisana, disse uma testemunha.