“Continue voando como o Super-Homem”, diz Nasa em homenagem a Hawking
Ensinamentos e bom humor do cientista britânico foram lembrados por admiradores e colegas de profissão
atualizado
Compartilhar notícia
Artistas, cientistas, políticos e fãs estão publicando por todo o mundo homenagens ao cientista britânico Stephen Hawking, morto nesta quarta-feira (13/3), aos 76 anos. O nome do cientista está entre os mais citados nas redes sociais desde o anúncio de sua morte.
Pelo Twitter, a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (NASA) chamou Hawking de um super-herói contemporâneo. “Lembre-se de Stephen Hawking, um renovado físico e embaixador da ciência. Suas teorias abriram um universo de possibilidades que nós e o todo o mundo estão explorando. Que você continue voando como o Super-Homem na microgravidade”, escreveu.
Também pelo Twitter, o fundador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, declarou que o mundo perdia uma “mente colossal e um espírito maravilhoso”. Já o astronauta Chris Hadfield escreveu que gênios como o “professor Hawking” são raros. “Você inspirou e ensinou a todos nós”, completou.Remembering Stephen Hawking, a renowned physicist and ambassador of science. His theories unlocked a universe of possibilities that we & the world are exploring. May you keep flying like superman in microgravity, as you said to astronauts on @Space_Station in 2014 pic.twitter.com/FeR4fd2zZ5
— NASA (@NASA) 14 de março de 2018
Apresentador do programa de televisão Cosmos, o astrofísico Neil deGrasse Tyson declarou que a morte de Hawking cria um “vácuo intelectual”. Declaração semelhante foi dada pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella: “nós perdemos uma grande pessoa hoje”.
His passing has left an intellectual vacuum in his wake. But it’s not empty. Think of it as a kind of vacuum energy permeating the fabric of spacetime that defies measure. Stephen Hawking, RIP 1942-2018. pic.twitter.com/nAanMySqkt
— Neil deGrasse Tyson (@neiltyson) 14 de março de 2018
O senso de humor do britânico também foi lembrado em meio às homenagens. O astrofísico de Harvard Jonathan McDowell lembrou de uma palestra que Hawking realizou antes da traqueostomia, quando precisava fazer muita força para falar. “Ele continuava se esforçando para fazer piadas”, ressaltou o colega.
Artistas homenageiam o cientista britânico
O legado de Hawking é notável e a morte dele foi lamentada não só por personalidades do mundo científico, mas por líderes mundiais e personalidades da cultura pop, como Katy Perry.
there’s a big black hole in my heart hours before Pi day. Rest In Peace @Steven_Hawking… See you in the next ❤️
— KATY PERRY (@katyperry) 14 de março de 2018
“Há um grande buraco negro no meu coração antes do Dia de Pi. Descanse em paz, Stephen Hawking”, escreveu Katy Perry no Twitter, fazendo referência às teorias do cientistas sobre buracos negros no universo e ao dia que homenageira a constante de Pi (p) da matemática, celebrado nesta quarta-feira (14).
Al Jean, escritor e produtor de “Os Simpsons”, comentou que Hawking tinha “um senso de humor tão vasto quando o universo”. O físico chegou aparecer em alguns episódios da animação.
.@TheSimpsons RIP Stephen Hawking. A sense of humor as vast as the universe. pic.twitter.com/528kWRhfVR
— Al Jean (@AlJean) 14 de março de 2018
O perfil da série “The Big Bang Theory” também fez uma homenagem a Hawking com uma foto de quando ele participou da produção. “Obrigado por nos inspirar e o mundo”.
In loving memory of Stephen Hawking. It was an honor to have him on The #BigBangTheory. Thank you for inspiring us and the world. pic.twitter.com/9rWoYqIToy
— The Big Bang Theory (@bigbangtheory) 14 de março de 2018
O ator e humorista Kumail Nanjiani, que participa da série, disse nas redes sociais que ficou “realmente muito triste” ao saber da morte de Hawking. “Se você não leu, leia ‘Uma Breve História do Tempo’. Isso fará você se sentir inteligente e estúpido ao mesmo tempo”, escreveu, ao citar um livro escrito pelo físico.