“Contestar Colégio Eleitoral unilateralmente é inconstitucional”, diz Mike Pence
Declaração do vice-presidente dos EUA expõe conflito com Donald Trump, após presidente dizer que o companheiro de chapa “não teve coragem”
atualizado
Compartilhar notícia
Em declaração oficial, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, declarou que seria antiético e inconstitucional que ele contestasse unilateralmente qualquer voto estabelecido pelo Colégio Eleitoral americano.
“Há quem acredite que, como vice-presidente, eu deveria ser capaz de aceitar ou rejeitar votos do colégio eleitoral unilateralmente. Outros acham que os votos do Colégio Eleitoral jamais deveriam ser escrutinados por esta sessão conjunta do Congresso. Após um cuidadoso estudo da nossa Constituição, eu acredito que nenhuma dessas abordagens está correta. Delegar ao vice-presidente a autoridade unilateral de decidir a disputa presidencial é completamente antiético”, afirmou Pence em nota oficial da Vice-Presidência.
A declaração do vice-presidente expõe conflito com o presidente Donald Trump, que nas redes sociais atacou: “Mike Pence não teve a coragem de fazer o que deveria ser feito por nosso país e nossa Constituição, dando aos estados a chance de corrigir um conjunto de fatos, não os fatos fraudulentos e imprecisos”.
Mike Pence didn’t have the courage to do what should have been done to protect our Country and our Constitution, giving States a chance to certify a corrected set of facts, not the fraudulent or inaccurate ones which they were asked to previously certify. USA demands the truth!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 6, 2021
Pence defendeu a sua condução da sessão conjunta do Congresso citando juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos.
“Os poderes do presidente do Senado [função acumulada do vice americano] são meramente auxiliares; a ele não deve ser delegada qualquer autoridade para fazer qualquer investigação ou julgamento. A única responsabilidade do vice-presidente é fielmente contar os votos do Colégio Eleitoral, sem alterá-los de qualquer maneira, inclusive sem rejeitá-los.”
Nas redes sociais em que Mike Pence divulgou sua nota, o vice-presidente virou alvo de trumpistas descontentes, que esperavam que o vice-presidente rejeitasse os votos do Colégio Eleitoral que deram vitória ao democrata Joe Biden. “Covarde” e “traidor” são respostas frequentes. “Vários esquerdistas estão te amando hoje”, disse uma apoiadora de Donald Trump.
— Mike Pence (@Mike_Pence) January 6, 2021
Invasão do capitólio
Mike Pence presidia a sessão do Congresso que ratificaria a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump nas eleições presidenciais de 2020. O evento, que deveria ser meramente protocolar, foi interrompido primeiramente por congressistas republicanos. Em seguida, o Capitólio, onde acontecia a reunião do Congresso, foi invadido por eleitores de Donald Trump, forçando a retirada de Mike Pence do local sob proteção da polícia.